|
Após passar por uma verdadeira maratona para jogar, retornando ao País um dia depois de ajudar a seleção brasileira a golear o Japão, por 4 a 0, na terça-feira, na Polônia, o atacante Neymar completou 200 partidas com a camisa do Santos contra o Atlético-MG, nesta quarta, na Vila Belmiro. O craque marcou o segundo gol do Peixe, mas não conseguiu fazer a sua equipe sair com a vitória, mesmo atuando dentro de casa. O Galo reagiu, após estar perdendo por dois gols, empatando em 2 a 2.
O resultado manteve os santistas na nona colocação do Brasileiro, agora com 42 pontos. Já os mineiros continuam no segundo lugar da série A, com 60 pontos ganhos e nove a menos que o Fluminense.
Na próxima rodada, o Alvinegro Praiano visita a Ponte Preta, domingo, a partir das 18h30, no Moisés Lucarelli. Neymar, suspenso por dois jogos pelo STJD, por causa de sua expulsão contra o Grêmio, no último dia 30, em Porto Alegre, não poderá atuar.
Enquanto isso, os atleticanos recebem o Tricolor das Laranjeiras, líder do Brasileirão, também no domingo, só que às 16 horas, na Arena Independência.
O jogo
O Santos começou avassalador. Com apenas 17 segundos de jogo, o argentino Miralles recebeu de Felipe Anderson dentro da grande área e bateu no canto esquerdo de Victor, sem chances de defesa: 1 a 0 para o Peixe.
Melhores em campo, os santistas ampliaram aos 11. Em grande lance individual de Neymar,que fintou Rafael Marques, Leonardo Silva e Júnior César, o atacante apenas deslocou o goleiro atleticano, colocando a bola no canto direito e ampliando a vantagem de sua equipe no marcador.
O segundo gol do Peixe fez o Atlético-MG reagir. Aos 16, o lateral direito Marcos Rocha quase descontou em chute que exigiu grande defesa de Rafael, que espalmou a bola para escanteio.
Um minuto depois, o Galo descontou. Serginho fez grande jogada individual, driblando o lateral esquerdo Léo e cruzando na medida para Bernard, de cabeça, dentro da pequena área, bater o goleiro Rafael.
O gol animou o Atlético-MG, que adiantou a sua marcação e passou a pressionar a saída de bola do Santos. Aos 26, a recompensa chegou para o Galo. Em rápido contra-ataque, Marcos Rocha lançou Bernard, Rafael tentou cortar, mas a bola sobrou para a finalização de Jô, que não desperdiçou a oportunidade de empatar o duelo: 2 a 2.
No lance do gol de empate, Rafael Marques e Leonardo Silva, ambos zagueiros do time mineiro, se chocaram e o primeiro levou a pior. Marques precisou ser imobilizado e, por problemas no acesso da ambulância da Vila ao gramado, precisou ser retirado de maca. O defensor atleticano, que foi substituído por Richarlyson, foi encaminhado a Santa Casa de Santos e está consciente. Rafael Marques ainda irá passar por tomografia no hospital para maiores detalhes do seu quadro clínico.
Após dez minutos de interrupção, o jogo foi retomado, porém, o ritmo da partida diminuiu bruscamente. Antes do intervalo, o veterano Léo deixou o confronto, lesionado. Gérson Magrão entrou no seu lugar.
Na volta para o segundo tempo, o Atlético-MG quase virou. Aos dois minutos, Ronaldinho Gaúcho levantou a bola para Richarlyson quase marcar o terceiro gol dos visitantes na Vila Belmiro.
Com o Peixe levando pouco perigo ao gol defendido por Victor, o técnico Muricy Ramalho resolveu mexer novamente na sua equipe. Desta vez, por opção tática. Aos 19, Felipe Anderson deu lugar a Bernardo.
No minuto seguinte, Bernardo cobrou falta para a área, Neymar quase completou e a bola sobrou para Miralles. O argentino, entretanto, não conseguiu o arremate e a zaga adversária afastou o perigo.
Aos 24, os santistas estiveram mais uma vez perto do terceiro gol. Neymar recebeu da entrada da área e tentou bater no canto esquerdo de Victor. O goleiro atleticano se esticou para desviar a bola com a ponta dos dedos e salvar o seu time. Precisando da vitória para encurtar a distância para o primeiro colocado do Brasileirão, o Galo promoveu duas alterações.
Aos 29, Jô saiu para a entrada de Leonardo, no ataque. Dois minutos depois foi a vez do lateral direito Marcos Rocha sair para a entrada do lateral esquerdo Carlos César. Após o choque com o volante Henrique, Bernard foi outro jogador do clube mineiro a precisar deixar o gramado, aos 33.
O atleta saiu de maca, imobilizado, com um colete protetor na região do pescoço, e o seu time ficou com um a menos em campo. No minuto seguinte, o Atlético-MG teve uma grande chance, pois a zaga santista não tirou a bola de sua grande área e, no rebote, Leonardo mandou por cima do gol de Rafael.
Para os minutos finais da partida, Muricy aproveitou a vantagem numérica no gramado para sacar o volante Adriano para a entrada do centroavante Bill. No entanto, apesar da pressão dos donos da casa, o Galo resistiu a pressão e o empate perdurou até o apito final do árbitro.
Confira a ficha técnica da partida.
SANTOS 2 X 2 ATLÉTICO-MG
Local: Estádio Vila Belmiro, em Santos (SP)
Data: 17 de outubro de 2012
Horário: 22 horas
Árbitro: Heber Roberto Lopes (Fifa-PR)
Assistentes: Roberto Braatz (Fifa-PR) e Alessandro Rocha de Matos (Fifa-BA)
Renda: R$ 171.950,00
Público: 10.553 pagantes
SANTOS:
Rafael; Bruno Peres, Bruno Rodrigo, Durval e Léo (Gérson Magrão); Adriano (Bill), Henrique, Arouca e Felipe Anderson (Bernardo); Neymar e Miralles.
Técnico: Muricy Ramalho
ATLÉTICO-MG:
Victor; Marcos Rocha (Carlos César), Leonardo Silva, Rafael Marques (Richarlyson) e Júnior César, Leandro Donizete, Pierre, Serginho, Bernard e Ronaldinho Gaúcho; Jô (Leonardo).
Técnico: Cuca
Cartões amarelos: Adriano, Rafael Marques, Júnior César, Pierre e Carlos César
Gols: Miralles 12 segundos, Neymar 11 minutos, Bernard 17 minutos e Jô 26 minutos do 1º |