Home | História | Clubes | Galeria de Fotos | Mural de Recados | Seleção Brasileira | Vídeos | Contato
 
  31/08/2012 - Globo.com - Campeonato Brasileiro 2012
  Fora do Brasileirão, Dracena quer voltar aos treinos ainda este ano
  Operado em julho após rompimento de músculo no joelho esquerdo, capitão avança no tratamento e deseja voltar a mexer com bola até novembro.

O zagueiro Edu Dracena está em plena recuperação da lesão no joelho esquerdo sofrida há pouco mais de um mês e que o tirou dos gramados até o fim do ano. De acordo com o capitão do Santos, o tratamento está dentro dos prognósticos traçados pelo departamento médico do clube e a expectativa é de que em dois meses já seja possível retomar atividades leves com bola.

- O tratamento está da forma como esperávamos. Estamos fazendo as coisas com calma, sem apressar nada. Já estou no estágio de pedalar e realizar alguns trabalhos na piscina, já que não posso fazer muita coisa fora. O joelho já desinchou, está tudo dentro do planejamento - explica, descartando retornar aos gramados ainda este ano.

- Não vamos querer correr riscos. Lógico que se houvesse uma final, mas não é o caso. Mas penso que trabalhar com bola pode até ser que sim. Acredito que em novembro já dê para mexer com bola de novo - confia.

A possibilidade de que Edu Dracena volte às atividades com bola em novembro é real, de acordo com o médico do Santos, Maurício Zenaide. Ele destacou que o zagueiro está superando as expectativas do tratamento, mas ressaltou que a cirurgia a qual foi submetido o defensor foi delicada, e que o processo de recuperação não pode ser acelerado.

- Novembro, mais tardar dezembro, realmente seria a época para voltar a trotar e trabalhar com bola, ainda que sem movimentação rotacional. É uma perspectiva viável. O Edu está muito bem, já retomou os movimentos completos do joelho esquerdo e faz trabalho na academia. O esforço do atleta é importante, mas há um tempo a ser respeitado para que esse novo ligamento resista ao futebol - descreveu.

Edu Dracena rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo durante o empate sem gols entre Santos e Botafogo, em 19 de julho, pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro, na Vila Belmiro - o jogador foi operado três dias depois e deu início à fisioterapia no Centro de Excelência em Prevenção e Recuperação de Atletas de Futebol (Cepraf). É a segunda vez que o defensor sofre uma lesão séria na carreira. Em 2009, o capitão teve contusão semelhante, mas no joelho direito.

Sexto jogador com mais partidas pelo Peixe no atual elenco (151), Dracena esteve em campo em 31 oportunidades em 2012, com sete gols - é o terceiro principal goleador do time no ano dentre os atletas que permaneceram no grupo, atrás apenas de Neymar (33) e Paulo Henrique Ganso (8). Com 14 gols, ele é o terceiro zagueiro com mais gols pelo clube - o líder é Alex, com 20 gols.

Plantão médico

Edu Dracena, porém, não é o único no departamento médico do Santos cujo retorno ainda não é possível de ser cravado. Há, por exemplo, o caso do volante Henrique, que se recupera de uma lesão no púbis e já não atua há três partidas. Segundo Zenaide, o meio-campista já sente poucas dores no local e inicia ainda nesta semana um trabalho de fortalecimento muscular.

- O retorno dele será progressivo. A gente espera que ele siga em recuperação por algumas semanas. Ele (Henrique) está respondendo positivamente ao tratamento, mas ainda não é possível dar uma data específica para a volta - explicou o médico alvinegro.

Quem também está no DM há algum tempo é o lateral-direito Rafael Galhardo. O jogador, que contundiu o dedo do pé esquerdo no empate sem gols com o Sport, ainda na segunda rodada do Brasileirão, foi operado há cerca de três meses. No decorrer desta semana, será submetido a uma tomografia para saber o estágio do processo de cicatrização da fratura.

- Há duas semanas, quando ele fez a outra tomografia, a cicatrização já era parcial, então estamos na expectativa, já que o exame pode detectar, de forma precisa, o estágio da recuperação. Ele já pedala e caminha, mas ainda não estamos solicitando exercícios de salto ou corrida, pois dependemos de saber o quão consolidada está a cicatrização. O retorno aos trabalhos com bola também será progressivo, pois o processo de cicatrização depende muito da biologia de cada atleta. Não há um prazo exato - descreveu Zenaide.

Já o lateral-direito Fucile, operado há três semanas devido à torção no pé esquerdo sofrida na vitória por 5 a 0 sobre o Catanduvense, em abril, pela 19ª rodada do Campeonato Paulista, já tirou os pontos da cirurgia e iniciou trabalhos na academia.

- O quadro (do Fucile) está evoluindo de forma tranquila. Estamos esperando cicatrização do local. Mais algumas semanas e ele, provavelmente, já inicie os trabalhos na piscina - resumiu.

O retorno aos gramados, porém, deve ocorrer somente no final de novembro, já próximo ao término do empréstimo do lateral - que pertence ao Porto, de Portugal - ao Santos.
Campeonato Brasileiro 2012
X

Atlético-GO vs Santos
Sab. 10/11 às 19:30hrs - Serra Dourada

       
Campeonato Brasileiro 2012
X Cruzeiro 0 x 4 Santos
Sab. 03/11 às 19:30hrs - Independência
       
03/11 Santos goleia Cruzeiro por 4 a 0 no Independência
26/10 Em franca recuperação, Capitão já faz corrida em volta do gramado 
26/10 Em jogo morno Santos e Náutico ficam no empate sem gols
21/10 Ponte Preta vence Santos no Moisés Lucarelli por 1 a 0
17/10 Santos e Atlético-MG ficam no empate
14/10 Mantendo escrita, Santos vence Vasco por 2 a 0 na Vila Belmiro
10/10 No Engenhão, Peixe bate Botafogo e volta a vencer no Brasileirão
07/10 Peixe recebe o Inter na Vila e fica no empate por 1 a 1.
30/09 Peixe vai a Porto Alegre e empata com o Grêmio
28/09 Arturzinho, descanse em paz nos braços de Deus 
 
Acesse Contato Siga-me
Perfil
História
Clubes
Galeria de Fotos
Multimídia
Mural de Recados
Seleção Brasileira
Para informações no site

Para informações com o agente do jogador
Renato Abonízio