O zagueiro Edu Dracena e o volante Arouca não poderão defender o Santos na partida contra o Figueirense, neste domingo, às 18h30 (de Brasília), na Vila Belmiro, pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro. Por causa da maratona de jogos, a dupla será poupada para evitar lesões. Neto e Souza devem ser os substitutos.

Dracena e Arouca, inclusive, têm ficado na academia do CT Rei Pelé durante alguns treinamentos, enquanto os companheiros trabalham em campo, por causa da rotina de partidas e viagens, sem muito tempo para descanso. No início da temporada, o zagueiro do Alvinegro rompeu ligamentos do joelho esquerdo e, por isso, ficou afastado dos gramados até o mês passado. Ele atuou nos últimos 10 jogos do time.

Já Arouca sofria com lesões musculares desde que chegou ao Santos, em 2010. Por isso, passou a ser olhado com mais cuidado pelo departamento médico do Peixe e tem ficado fora de diversos treinamentos. Na última atividade antes do duelo contra o Grêmio, por exemplo, ele deixou o gramado do CT Rei Pelé mais cedo para um trabalho à parte na academia.

Os dois não participaram da atividade recreativa na manhã deste sábado, no centro de treinamento, na véspera da partida contra o Figueirense. A confirmação das ausências, porém, só saiu com a lista de relacionados para o jogo, na qual eles não aparecem. Os santistas disputaram oito jogos nos últimos 30 dias, do Brasileirão e da Copa do Brasil.

Com as ausências de Dracena e Arouca, o técnico Enderson Moreira deve promover as entrada de Neto, que não atuava desde o dia 19 de maio, e Souza, que foi titular contra o Grêmio. O zagueiro, que tem contrato apenas até o fim do ano e não deve permanecer no clube, quase foi vendido ao Fluminense, mas seguiu na Vila Belmiro. Já o volante chegou ao Alvinegro neste ano.

O time titular do Santos, que não foi esboçado por Enderson depois do empate em 0 a 0 em Porto Alegre na última quinta-feira, deve ir a campo com: Aranha, Cicinho, Neto, David Braz e Zeca; Alison, Souza e Lucas Lima; Gabriel (Thiago Ribeiro), Leandro Damião e Robinho.